Berinjelas escabeche da D. Stella

Esta é mais uma daquelas receitas que aprendi com minha sogra. Já falei diversas vezes dela por aqui, até publiquei na véspera de natal, sua receita imbatível do Budín Inglés. A cozinha da D. Stella é certeira em sua seleção de pratos. Acho que por ter sido sempre servida aos jurados mais exigentes que conheço (a família do meu marido é assim), ela conseguiu se aperfeiçoar nos sabores e combinações.

Berinjelas nunca foram meu forte, mas estas aqui eu não consigo recusar. Não conheço ninguém também que tenha experimentado e não se surpreendido com o sabor. Geralmente, após gemidos e suspiros, segue-se um “me passa a receita?”. Tenho sempre um pote delas na geladeira, perfeitas para acompanhar qualquer coisa.

Como acompanhamento de carnes são perfeitas. Você pode servi-las também como entrada, com torradas ou pão. Eu costumava, com a Lucy (neta da Stella) abrir o pote de berinjelas no meio da tarde e fazer sanduíches com elas. Essas berinjelas são perfeitas para vegetarianos e, mais ainda, para aqueles que não são. Mais uma preciosidade do caderninho mágico de receitas de D. Stella.

Berinjelas Escabeche

  • 03 berinjelas grandes
  • 01 frasco de vinagre branco
  • azeite para regar
  • orégano, louro, pimenta, alecrim, alho

Corte a berinjela em fatias compridas. Coloque numa panela com o vinagre. Tampe e leve para ferver ao fogo. Misture a berinjela, para que todas fervam no vinagre e fiquem macias. Quando começarem a murchar, apague o fogo e escorra. Deixe esfriar.

Num recipiente que fique bem fechado, coloque as berinjelas frias, e tempere com bastante orégano, folhas de louro, sementes de pimenta do reino, rosa, branca, ramos de alecrim e dentes inteiros de alho. Regue com azeite até cobrir as berinjelas. Leve à geladeira e deixe por uns 5 dias antes de começar a consumi-las.

Em casa, já tenho um recipiente próprio só para essas berinjelas. Quando estão terminando, eu faço outra leva e reutilizo o mesmo azeite e temperos que sobraram, que ficaram mais saborosos e intensos com o tempo.