Bolo de chocolate com doce de leite e café

Agosto trouxe ventos da transformação e de muitas alegrias. Sim, tive semanas insanas, daquelas que me arrependi de ter saído da cama, que dava vontade de sumir ou às vezes chorar de desespero. Os ares de Perses, levaram tudo aquilo que há tempos se arrastava sem solução. E quando eu já tinha desistido de uma série de sonhos, de outros tantos planos, eles despencaram dos céus, sobre nossos colos. Espero compatilhar, em posts futuros, as boas notícias, que fazem meu coração se aquecer só de pensar.

Entre os motivos de comemorar, tem o layout novo do blog, que finalmente saiu. Meu primeiro trabalho como fotógrafa foodstylist, para a [eu] orgânico. E o aniversário de 3 anos do blog. Na verdade, o aniversário foi no finalzinho de julho, acabei me esquecendo e, depois, no meio de tanta coisa acontecendo, adiei umas três vezes a comemoração. Até que decidi que ia acontecer atrasado mesmo, desse jeito, improvisado e errado, meio como esse blog, que não tem pretensão de ser perfeito, mas tem toda intenção de fazer bonito.

Afinal, é aqui que a minha vida de ilustrações de infância da poesia de Álvaro de Campos existe, no tic-tac estalado do teclado. Às vezes, a outra - do caixão - se funde e se confunde com essa também, então o falso às vezes pende para o verdadeiro, e a vida se torna uma só.

Para comemorar, fiz meu primeiro bolo decorado sozinha, com toda a técnica e dicas que aprendi na aula de bolos decorados da Camila Dutra, do Feitocom.Amor. E a receita eu adaptei uma da Linda Lomelino. Bolo de chocolate, recheado de doce de leite, com cobertura de chocolate com café. Hum... define.

Feliz 3 aninhos!


"Temos todos duas vidas:
A verdadeira, que é a que sonhamos na infância,
E que continuamos sonhando, adultos num substrato de névoa;
A falsa, que é a que vivemos em convivência com outros,
Que é a prática, a útil,
Aquela em que acabam por nos meter num caixão.

Na outra não há caixões, nem mortes,
Há só ilustrações de infância:
Grandes livros coloridos, para ver mas não ler;
Grandes páginas de cores para recordar mais tarde.
Na outra somos nós,
Na outra vivemos;
Nesta morremos, que é o que viver quer dizer;
Neste momento, pela náusea, vivo na outra...

Mas ao lado, acompanhamento banalmente sinistro.
Ergue a voz o tic-tac estalado das máquinas de escrever."

- Dactilografia. Poesias de Álvaro de Campos. Fernando Pessoa. 1944.

 

Bolo de chocolate com doce de leite e café | receita adaptada do call me cupcake

{ para o bolo }

  • 100g de manteiga sem sal
  • 360g de farinha branca
  • 80g de chocolate em pó
  • 02 colheres de sopa de fermento
  • 380g de açúcar
  • 03 ovos
  • 300ml de leite
  • 200ml de café forte (expresso se tiver)

{ cobertura de chocolate e café }

  • 200g de chocolate meio amargo 70%
  • 300g de manteiga amolecida
  • 60g de chocolate em pó
  • 02 colheres de sopa de extrato de baunilha
  • 04 colheres de sopa de café forte (expresso se tiver)
  • 180g de açúcar de confeiteiro

{ recheio }

  • 150g de doce de leite
  • sal marinho

 

Modo de Preparo

{ para o bolo }

Derreta a manteiga e deixe esfriar. Peneire todos os ingredientes secos (farinha, chocolate em pó, fermento e o açúcar) numa vasilha. Junte todos os outros ingredientes e bata, apenas até a mistura tornar-se homogênea.

Divida a mistura igualmente em 3 fôrmas redondas, untadas com manteiga e farinha, de fundo removível de 15cm. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 C graus, por 35 minutos, até que a massa esteja assada. Deixe esfriar na assadeira por 15 minutos, e transfira para uma grade.

{ para a cobertura }

Quebre o chocolate em pedaços e derreta o chocolate (pode ser no microondas) e deixe esfriar em temperatura ambiente. Bata bem a manteiga até ficar esbranquiçada e cremosa. Junte o açúcar e o chocolate em pó aos poucos e continue batendo bem. Adicione o chocolate derretido, o extrato de baunilha e o café. Bata até ficar uma mistura brilhante.

Se os bolos estiverem com o topo arredondado, uniformize-os com uma faca serrada. Alterne a montagem do bolo com o recheio (espalhando o doce de leite, uma pitada de sal marinho e o creme da cobertura). Finalize com a cobertura por todo o bolo e decore.

Para melhor entendimento sobre montagem e decoração, faça uma aula com a Camila