Bolo sorvete de morango com calda de chocolate & Aniversário de 02 anos do blog

Dois anos! Nem acredito que passou tão rápido e ao mesmo tempo que deu para postar tanta coisa por aqui… Foram quase 50 receitas doces, mais de 20 pratos salgados, muita história, festa e outras coisinhas mais. Das ilustrações, floresceu uma papelaria online. E, apesar desse tempo todo ter passado e tanta coisa ter acontecido, a essência desse blog nunca mudou. Foi sempre com o intuito de compartilhar idéias de como deixar sua vida mais rica. E ao mesmo tempo, um espaço em que eu pudesse me sentir em casa, visitar minha própria história e me nutrir com algo que eu sei que faço com a alma. Parece exagero dizer que postar uma receita de uma torta virou um propósito de vida, ou que fotografar um copo de iogurte torna meu dia melhor. Mas, estranhamente, é assim mesmo que acontece.

Esse aniversário não podia passar em branco. Sou especialista em passar batido datas comemorativas. Minha mente funciona dessa forma: prefiro pequenas comemorações todos os dias, tratá-los como se fossem especiais, a uma grande celebração, apenas uma vez ao ano. Uma preguiça disfarçada de desculpa esfarrapada, para não ter que lidar com a ansiedade e o trabalho de organizar uma grande festa. Dessa vez, não foi diferente, ainda mais que o dia cai bem numa segunda-feira. Yes, garfield! Então, decidi que seria legal fazer como os demais posts: testar uma receita, de um livro bacana, fotografar e compartilhar por aqui. Mas uma receita que fosse com cara de festa de aniversário, afinal, 02 anos de Dona da Casa! blog, não é para qualquer um. ;)

Bolo sorvete de morango com calda de chocolate, do Ice Cream, da musaLinda Lomelino. Continuo chocada com tamanha fofura que é este livro. A receita é fácil, fica linda, e vai tornar sua festa uma graça. Então é pique, é pique, é hora, é hora e é hora! Parabéns Dona da Casa! blog. Obrigada por 02 anos de mais charme e sorvetes na minha vida. E, espero que na sua também!

image

Bolo Sorvete de Morango com calda de Chocolate | Receita adaptada do livro Ice Cream

para o bolo

  • 01 e ½ copo de morangos picados
  • 01 lata de leite condensado
  • 01 limão siciliano (raspas e suco)
  • 02 copos de creme de leite fresco
  • ½ copo de leite
  • 01 colher de sopa de extrato de baunilha

para a calda

  • 150g de chocolate amargo 70% cacau
  • 50g de manteiga

Bata os morangos com o suco de limão e as raspas num liquidificador ou processador até virar um purê. Se desejar coe (eu não coei) e bata com o leite condensado. Num outro recipiente, bata o creme de leite até virar chantilly. Misture o creme batido, com a mistura do morango, o leite e a baunilha, até ficar homogêneo.

Coloque numa panela ou fôrma redonda (desmontável) de aproximadamente 25 cm de diâmetro (e pelo menos uns 15 cm de altura). Cubra com papel filme. Leve para gelar no congelador por pelo menos 6 horas.

Para a calda, derreta o chocolate com a manteiga em banho maria. Quando estiver um creme liso, espere esfriar e jogue sobre o bolo. Leve ao congelador apenas para endurecer o chocolate, se desejar. Para servir, retire do congelador alguns minutos antes.

Além de lindo de viver, ficou delicioso de morrer.

image