Cabana da Empada & Toca da Tapioca em Serra Grande, Sul da Bahia

Cabana da Empada & Toca da Tapioca em Serra Grande, Sul da Bahia

Apesar de estar já há mais de uma semana em casa, continuo no ritmo da Bahia. Onde o tempo passa em camera lenta sob o sol escaldante nordestino. Foram quase 20 dias com a proposta de comer bem, tudo de bom que a terra de lá dá. Provar os sucos com as frutas nativas, que dificilmente se encontram por aqui; saborear a pesca fresca do dia, comida simples, mas boa. Nos instalamos mais precisamente em Serra Grande, uma vila no município de Uruçuca, entre Itacaré e Ilhéus, no Sul da Bahia. Fomos de carro, porque gostamos desse tipo de coisa, pegar estrada (apesar dos radares fotográficos instalados ao longo de toda rodovia, alguns com limites de velocidade de 40km no meio da BR101) e não ter dia certo para voltar.

image

Bom, um lugar que não pode deixar de ser visitado é a Cabana da Empada. Situada na estrada de Serra Grande para Ilheus, o movimento local denuncia a excelente qualidade da comida servida por lá, o lugar está sempre cheio, de segunda à segunda. Como o próprio nome já diz, as empadas são o carro-chefe da casa, foi como tudo começou. Mas hoje, com o espaço expandido, servem refeições deliciosas também, muitas a preço de turista, mas que certamente fazem jus ao que se come. Não deixe de provar a empada de carangueijo e a de camarão. Saborosíssimas, e super recheadas. Se você adora uma pimenta, como eu, pede a de cheiro; que além de super aromática, ela não é tão forte e você pode colocar pedaços dela na sua comida. Eu gosto tanto, que trouxe algumas vasilhas, que também estão à venda por lá.

image

Se a idéia é almoçar, no salão ao lado, charmoso como o lugar todo, você pode pedir pratos super caprichados, como moquecas, peixes na brasa e frutos do mar. Acompanhe, se possível, com um suco de araçá-boi, para mim, o auge da experiência gastronômica durante a viagem. Uma fruta bem azedinha, cujo sabor me lembrou manga com limão, foi uma descoberta que me deixou feliz pelo resto do dia. Para sobremesa, você pode pedir uma empada doce, de brigadeiro, cupuaçu, ou banana.

image

Outro lugar de parada obrigatória para quem vai passar pela região é a Toca da Tapioca. O lugar, também como o nome diz, serve todo tipo de tapioca recheada. São mais de 10 sabores salgados e doces, com combinações muito especiais. Minha favorita é a “arretada”, carne-seca com banana da terra, requeijão e pimenta. Meu companheiro não resistiu à “serra-verde”, rúcula com tomate seco, queijo e muito manjericão. Localizada na pracinha de Serra Grande, durante o almoço eles também servem pratos-feitos, deliciosos a preços bem acessíveis.

image

That’s Bahia, mainha!

Cabana da Empada
Rod. Ilhéus-Itacaré, km 28
Ilhéus - BA | (73) 9981.6750

Toca da Tapioca
Praça Pedro Gomes
Serra Grande - BA | (73) 9929.4494