Creme de Chocolate branco com farofa crocante de amêndoas e morangos

Para quem não é fã da comemoração do dia dos namorados, até que eu estou sendo bem comemorativa. Esse é o segundo ano, em que posto receita romântica para a data. Na verdade é uma receita bem simples, nem precisa ser feita para comemorar algo, pode ser apenas para fazer bonito, sozinho ou acompanhado. E isso, eu adoro.

Desde que estou com o blog, as pessoas acham que eu levo jeito para a cozinha, que eu nasci para isso, que tenho alguma história de criança com avó culinarista na família. Alguns me pedem dicas, como se eu fosse algum tipo de especialista gourmet. Afe. Nada disso. Quem me acompanha, sabe que aprendi a cozinhar faz poucos anos com minha (falecida) sogra argentina. Tinha trauma, do tipo, vou viver de comida congelada e restaurante, e ser feliz para sempre. Criei o blog não apenas para compartilhar minhas tentativas de sucesso na cozinha, mas também pensamentos e algumas histórias, e coisas que gosto e acho bonitas. O blog foi evoluindo com o tempo; mais receita, mais fotografia, mais blá. E, sempre com o intuito único de preencher minha vida, todo o resto é efeito colateral, não pretensão.

Desde 2013, cá estou, comprovando que cozinhar, assim, como qualquer outra atividade na vida, só precisa de tentativas, boa vontade e bons ingredientes. Essa é uma receita, daquelas que praticamente não precisam de receita ou muita explicação. É só para provar meu ponto, de que o que põe mesa, afinal, é só a beleza.

Creme de chocolate branco com farofa crocante e amêndoas e morangos

04 copos

  • 300 ml de creme de leite fresco
  • 200g de chocolate branco
  • 200g de morangos
  • 100g de amêndoas
  • 100g de nozes
  • 50g de manteiga com sal
  • ½ copo de açúcar
  • açúcar de confeiteiro para enfeitar

Leve ao fogo 100 ml de creme de leite, apenas até começar a ferver. Junte o chocolate branco picado e misture bem até derreter e ficar homogêneo. Bata o restante do creme de leite até virar chantilly. Junte o creme com o chocolate. Divida a mistura nos copos em que irá servir. Leve à geladeira para esfriar. Eu deixei no freezer por 20 minutos.

Num processador ou liquidificador, bata as nozes até virar um farofa. Numa assadeira pequena com papel manteiga distribua as amêndoas, o açúcar e a manteiga em pedaços por cima. Leve num forno a 200C graus para tostar, por uns 15 minutos. Olhe de vez em quando e misture as amêndoas para não queimar, e para o açúcar caramelizar. Retire do forno e deixe esfriar.

Com as nozes ainda enroladas no papel manteiga, quebre-as com ajuda de um martelo, até ficarem picadas. Misture com a farofa de nozes. Jogue sobre o creme de chocolate branco. Pique os morangos e sirva por cima. Se quiser, jogue açúcar confeiteiro para enfeitar.