Helado de dulce de leche

Quando criança, meu sorvete preferido era o de doce de leite. O sabor fácil do leite caramelizado, o fez minha escolha única naquela sorveteria de mais de 80 sabores, durante todos os verões da minha infância, vividos no litoral paulista. Hoje, casada com um argentino, é claro que pelas minhas visitas no país vizinho, me fizeram uma adicta pelo doce de leite deles. A alfândega que não me ouça, mas minha mala sempre tem espaço cativo para algumas latas. Não, me desculpe, o nosso doce de leite não chega nem perto…

Bom, com a história da máquina de sorvetes em casa, obviamente, o doce de leite estava no topo da lista de sabores a serem testados. Só que desta vez, decidi fazer exatamente a receita original que minha sogra preparava há quase 50 anos atrás. Segundo meu companheiro, ela não usava creme de leite, coisa que virou moda nos últimos 25 anos. E outra, não tinha a frescura* de usar só gema para engrossar o creme, usava-se o ovo inteiro mesmo.

*é claro que você pode utilizar só as gemas, e não é nenhuma frescura… as gemas dão mais cor e deixam o creme mais aveludado. Se quiser utilizar só gemas, substitua os ovos pelo dobro do número de gemas… Por exemplo, 03 ovos ou 06 gemas.

Quem seria eu para desafiar os 80 anos de sabedoria culinária de D. Stella? Decidi seguir à risca todos os detalhes da receita (exceto pelo uso da máquina, é claro). Olha, o resultado ficou demais. Não apenas pelo uso do dulce de leche… O sorvete também ficou bem mais leve, pela ausência do creme de leite em sua composição. Una hermosura!

Sorvete de doce de leite argentino

1 litro e meio de sorvete

  • 01 litro de leite integral
  • 500g de doce de leite argentino
  • 03 ovos caipiras

Bata os ovos com 250g de doce de leite. Em alguns supermercados você já encontra a iguaria argentina, já vi da marca SanCor, La Serenissima e até o Havanna.Meu predileto, de longe, é o primeiro.

Junte o leite fervido e continue batendo. Leve ao fogo baixo o creme até engrossar. Se por algum motivo você passar do ponto e o leite talhar (experiência própria :P ), dica preciosa da Rita Lobo: bata a mistura no liquidificador que ela volta a ficar lisinha… Junte o restante do doce de leite, deixando algumas colheradas reservadas.

Deixe esfriar e bata a mistura na máquina por 20 minutos. Quando estiver consistente, vá adicionando o restinho do doce de leite no sorvete enquanto bate… Coloque num recipiente para armazenar no congelador e deixe por pelo menos 2 horas antes de servir.

Não tem máquina? Veja a dica de como fazer, aqui…

Riquíssimo!