Citrus ice tea

Ontem me encontrei com a Dani, da Danny Bunny, para estudar possibilidades e novos projetos para este ano. Conversamos sobre os nossos blogs, nossa síndrome Julie & Julia (para entender melhor, leia este post), e sobre fé. Sim, fé. Porque, às vezes, a gente faz exatamente tudo o que pode fazer e da melhor forma possível, mas não tem absolutamente nenhuma garantia de conseguir o que desejamos. E é nesse momento que a gente exercita nossa capacidade de nutrir um dos sentimentos mais belos que pode existir: a esperança.

Para regar esse belo momento entre amigas, refrescar nossas idéias e brindar nosso primeiro encontro do ano, lembrei que a Dani adora chá. Aproveitei então para fazer essa bebida geladinha, fugindo do refrigerante, com seus conservantes e excessos de açúcar. Sem sinal de trégua do calor senegalense*, com dois ventiladores na última potência, e várias duchas geladas ao longo do dia, hidratar-se é fundamental…

Não sabe como faz? Fácil, fácil…

Chá Gelado Cítrico

    •    1 litro de água
    •    2 a 3 colheres de sopa de chá preto, mate ou de sua preferência
    •    3 colheres de sopa de açúcar cristal
    •    rodelas de laranja e limão
    •    gelo e ervas frescas para servir

Esquente a água entre 85 a 90 graus. Essa temperatura equivale ao ponto logo antes da água ferver (se quiser, ferva a água e espere uns 5 minutos antes de colocar o chá). Coloque o chá de sua preferência e deixe-o em difusão por uns 10 minutos.

O chá que eu usei é o Amor Amarillo (chá preto ceylon, com gengibre caramelizado, maracujá, pêssego e pétalas de girassol) da Mil Grullas, um presente argentino. Mas você pode utilizar chá que quiser, os meus preferidos são o preto ou verde, mate, com bergamota, e o de frutas cítricas. Quanto mais perfumado, na minha opinião, melhor. Dica: faça-o sempre mais forte se for beber gelado, pois o gelo e o frio suavizam o sabor. Se for em saquinho utilize (para esta quantidade de água) pelo menos 2.

Adicione as rodelas de limão, laranja e o açúcar. Misture bem, deixe esfriar e coloque na geladeira.

Na hora de servir, muito gelo. Se quiser, coloque um raminho de alecrim (ou da erva fresca que tiver em casa) junto com rodelas de limão.

Descubra como ser feliz com um brinde de chá gelado!

*enquanto escrevia este post, começou uma tempestade de verão (com direito a granizo)!