Muffins de Nozes, Café e Amarula

Coisa boa é poder sonhar. Pedir, imaginar e continuar sonhando até o sonho se tornar real. Eu acredito realmente que se a gente jogar nossos desejos para o universo, e esses desejos realmente forem seu de direito, o tempo se encarregará de trazê-los, um dia. Há alguns anos, eu sonho com uma casinha no meio do mato. Tinha que ter rio correndo ao lado da casa, um bosque para o piquenique, janelas largas, uma cozinha com fogão a lenha, uma mesa central de apoio para cozinha feita de mármore branco. Tive a sorte de encontrar alguém que compartilhasse o mesmo sonho que eu. Não com tantos detalhes pouco etéreos, como no meu caso (sou taurina cabeça dura, que sonha material, de concreto e paredes), mas que também quisesse um refúgio verde isolado.

Então, o nosso sonho se tornou realidade. E essa semana a gente vai habitar a casinha devidamente, já que a reforma por dentro terminou, após 8 longos meses. Estou levando minhas caixas com tudo aquilo que fui reunindo durante os anos em que tudo era só um sonho, para quando esse momento chegasse, enfim. Uma panela de ferro pintada de azul com desenhos de flores, alguns cata-sonhos em forma de pipa feito de linhas coloridas, colcha e almofadas de linho, um vaso de cerâmica cor de degradê cor-de-rosa, várias peças de madeira do Studio Elke Noda, um jogo para o café da Noni SP

muffin

Encaixotar foi meditativo e terapêutico. Depois de uma semana difícil, pesada e doída, fazer as malas e ir embora, é tudo que eu anseio. A verdade é que mesmo que seus sonhos se realizem, a realidade sempre irá se encarregar de trazer problemas para dentro deles. Apesar de sonhadora, tenho uma veia pessimista que corre em paralelo. Que me faz preocupar antes do tempo, e buscar resolução antes dos problemas de fato aparecerem. 

A semana passou e os problemas continuam até agora os mesmos, mas diante da falta de solução, já diz o ditado, então, deixa para lá. Fui botando as coisas para dentro das caixas e enquanto fazia isso, eu me esquecia de todos eles. E fui aos poucos me lembrando do meu sonho virando realidade, e do quão bom é poder viver a vida desse jeito, sendo o que ela é. Ter coisas boas para celebrar, ter coisas ruins para sentir a dor de estar vivo. E se lembrar que o melhor da vida não são coisas. 


Já estamos no final de outubro, e o ano já caminha para a reta final. Os grandes mistérios da vida continuam sem resposta, mas em compensação, as receitas de sorvete estão sendo finalizadas. Voltei a fazer academia 3 vezes por semana, a meditar todos os dias, a fazer terapia, e a ouvir música clássica no dia-a-dia. Frédéric Chopin e Claude Debussy são meus prediletos. A lista de metas de janeiro para se tornar um ser humano um pouco melhor foi ticada.


A receita da semana são esses muffins sensacionais de nozes, café e licor de amarula. A base da massa é amanteigada, pouco doce e muito aromática. Com pedaços de nozes e chocolate. Buttercream de café e amarula - uma feliz descoberta que será reproduzida em muitos bolos de aniversário. 


muffin
muffins
IMG_0116.jpg
IMG_0114.jpg
muffins
IMG_0117.jpg
muffin
muffin
IMG_0137.jpg
muffin
muffin
Sequence 02.Still009.jpg
muffin
muffin
muffins
muffin
mufffin
IMG_0111.jpg
muffin
muffins
muffin

Muffins de Nozes, Café e licor de Amarula

16 bolinhos

para a massa

  • 200g de manteiga com sal amolecida (temperatura ambiente)
  • 3/4 de xícara de açúcar cristal
  • 04 ovos
  • 01 e 1/3 de xícara de farinha de trigo
  • 02 e 1/2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato
  • 1/3 xícara de nozes moídas
  • 50g de chocolate meio amargo (70%)
  • 01 e 1/2 colher de sopa de café solúvel
  • 03 colheres de água quente

para a cobertura

  • 250 g de manteiga sem sal amolecida (temperatura ambiente)
  • 01 e 1/4 de xícara de açúcar confeiteiro
  • 02 colheres de sopa de café solúvel
  • 01 colher de sopa de água quente
  • 03 colheres de sopa de licor de amarula

Modo de Preparo

para a massa

Dilua o café na água quente e reserve. Bata a manteiga com o açúcar até virar um creme fofo esbranquiçado. Adicione os ovos, um por um, batendo bem a cada adição. Num bowl, penere e misture os ingredientes secos: farinha, fermento e bicarbonato e as nozes. Vá incorporando ao poucos à massa, misturando, alternando com o café. Adicione o chocolate picado. 

Coloque a massa nas forminhas de muffins, forrada com papel, preenchendo-as com a massa até 2/3. Leve ao forno pré-aquecido a 180C graus, e asse por uns 30 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

para a cobertura

Bata o creme que deve parecer uma pomada. Vá adicionando aos poucos, por colherada o açúcar. Depois aos poucos o café diluído já frio. Por final, o licor. Quando creme estiver fofo, macio e homogêneo, utilize-o para cobrir os bolinhos. Eu usei o saco com bico de confeitar para decorar os bolinhos. 

*Pode guardar os muffins na geladeira, mas como a massa e cobertura são à base de manteiga, retire uns 10-15 minutos antes de servir.