Refresco de alecrim com limão

A simbologia de renovar a vida em todo início de ano, carrega consigo o desejo de mudanças e de transformação daquilo que não nos cabe mais, daquilo que engaiola a possibilidade de ampliar nossos limites. Vim para Camanducaia, para passar os últimos dias do ano, no Sul de Minas, nessa serra que faz morada meu coração. Aqui no mato, fiz meu ritual de passagem, queimei na fogueira todas mágoas, todos os pesos desnecessários, e também os necessários, pois peso, não quero mais. Fiz meus pedidos às estrelas - o céu que estava nublado todos os dias, limpou bem na hora da virada - brindei com champagne, agradeci, dancei e cantei.

Embora esteja frio e chovendo aqui na Serra da Mantiqueira, quando deixei São Paulo, o verão estava em sua potência máxima. De ficar parado e continuar suando gotas. Fiz esse refresco, que é com um xarope caseiro de alecrim com limão. Ele é bem fácil de fazer, e você pode deixar guardado na geladeira e saborizar a água com ou sem gás. Pode adicionar também bebidas alcólicas como gin ou vodka.

Para refrescar as idéias. Começar o ano fresco, cheio de aroma e borbulhas. Um brinde a 2016!

Calda de Alecrim com Limão

para 1 e ½ litro

  • ½ copo de água
  • ½ copo de açúcar
  • ramos de alecrim (um punhado)
  • raspas de 01 limão
  • 01 e ½ litro de água com ou sem gás
  • gelo
  • rodelas de limão e alecrim para acompanhar

Numa panelinha coloque a água e o açúcar e leve ao fogo, misturando até dissolver o açúcar. Quando começar a ferver, apague o fogo. Coloque o alecrim e a raspa do limão. Tampe e deixe por umas 3 horas. Leve à geladeira.

Para servir, coloque o xarope coado numa jarra, muito gelo e água com ou sem gás gelada. Para essa medida, eu dissolvo em até 1 litro e meio de água, mas você pode fazer a proporção, de acordo com seu gosto, dependendo se você gosta mais ou menos doce. Coloque rodelas de limão e um pouco de alecrim no copo na hora de servir também. Adicione gin ou vodka para um refresco com álcool.