Sorvete de Camomila com Mel

É oficial: virei a maníaca dos sorvetes. Desde a aquisição da máquina, litros e potes, entram e saem do congelador todos os dias. Uma vontade de experimentar fazer todos os sabores do mundo, dos tradicionais aos mais heterodoxos. Acho que a graça da cozinha é justamente essa: quando ela te permite traduzir sua criatividade em pratos e receitas. É como se seu dia ficasse mais alegre por alguma inspiração gastronômica que você tem só de pensar em cozinhar.

Se eu soubesse que isso ia acontecer por conta da sorveteira, eu teria comprado antes… Nossa casa virou um júri de cada litro que sai da máquina, um pretexto para a gente se reunir na mesa (ou de pé ao lado da geladeira), discutindo a cremosidade e a textura, intercalando colheradas e risadas. E aí está outra “fabulosidade” (baixou o Guimarães Rosa, gente!) da cozinha, a capacidade de criar encontros e juntar pessoas em torno da comida.

Neologismos à parte, com a primavera chegando, e os dias de sol na janela, escolhi um sabor floral e doce para testar: camomila com mel… A inspiração veio da magnífica revista Kinfolk, com algumas adaptações no preparo. Dessa vez, eu aumentei a proporção de ovos na receita, já que usei leite semi-desnatado - quis me jogar quando vi que comprei uma caixa inteira do leite errado! - e olha só, o sorvete ficou mais cremoso que nunca!

Se você gosta de chá de camomila, vai amar. Se não, vai adorar também: a mistura do mel com a erva deixa o sorvete extremamente aromático, leve e inusitado. Vale experimentar!

Sorvete de Camomila & Mel | versão adaptada da Kinfolk

  • 01 litro de leite semi-desnatado (o ideal é integral);
  • 04 ovos;
  • 01 xícara de mel;
  • 02 colheres de açúcar mascavo;
  • 02 colheres de sopa de camomila desidratada; e
  • 250g de creme de leite fresco (se usar o leite integral, não precisa!).

Coloque a camomila e o mel em uma panela e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo, e deixe por 03 minutos. Junte o leite e o creme de leite e esquente até quase ferver.

Bata bem os ovos com o açúcar mascavo. Junte a mistura do leite quente. Coloque tudo de volta na panela e leve para cozinhar em fogo baixo até engrossar. É importante não deixar a mistura ferver para não talhar.

Coe o creme e leve à geladeira ou congelador para esfriar. Coloque a mistura na máquina de sorvete, e siga as instruções do fabricante.

Não tem máquina? Veja a dica de como fazer, aqui…

Absolutamente fabuloso!