Sorvete de figos com mel e a véspera de Natal

Cinco dias. A sensação que eu tenho nessa época é de querer reunir todas as pessoas, e os fatos mais gostosos, e abraçá-los num abraço longo e bem suspirado. Para que não me esquecesse de nenhum detalhe ou momento que deixaram minha vida mais especial durante o ano. Como se o fluxo instável dos acontecimentos que se desenrolam no tempo, em seus altos e baixos, pudesse se congelar por alguns instantes e caber todos juntos numa só inspiração, dentro do peito.

Passo longe da correria dos shoppings e me escondo do frenesi criado no final do ano. Mas adoro esse clima de confraternização que envolve todos os encontros que acontecem perto dessa data. Somos levados e tragados nessa onda de excitação que prega o consumo excessivo, mas sinto que quando somos capazes de viver uma pausa, e internalizamos os frutos que colhemos esse ano, a verdadeira riqueza e o valor da vida, aparecem.

Pessoalmente, vivi um ano muito intenso, talvez um marco em minha vida. Um ano de amadurecimento, e de tombos. Diria que caí sete vezes, mas fui capaz de me levantar oito. Afinal, posso dizer que sou afortunada pela vida que tenho e das pessoas que dela fazem parte.

Esse será o primeiro ano, dos últimos 6, em que passarei as festas aqui no Brasil. Um final de ano diferente, para um ano, de se dizer no mínimo, instigador. Que me deixou pouco confortável com as ordinariedades diárias. Que me fez buscar soluções muito fora do meu sossego, mas que ampliaram minha percepção da realidade. Que me fizeram definir e fincar escolhas. E, em outras horas, rever certezas. Se a tempestade é inevitável, aprendi a sapatear na chuva.

Essa receita de sorvete de figo com mel é o meu presente para esse Natal. Forte, arriscado e genuíno. Uma síntese suntuosa de 2015. Perfeito para ser servido na ceia, coroando a noite feliz.

Feliz Natal!

Sorvete de Figos com Mel | Receita adaptada do livro Ice Cream

01 litro

  • 10 figos maduros
  • ½ xícara de açúcar cristal
  • 04 colheres de sopa de mel (utiizei a edição limitada mel do sertão da bahia, da Mbee)
  • 04 colheres de sopa de água
  • 02 xícaras de creme de leite fresco
  • 1/3 xícara de leite integral
  • ¼ xícara de vinho Madeira

Corte os figos em pedaços pequenos, tirando a parte do cabinho, mas deixando a pele. Coloque numa panelinha com o açúcar, mel e a água. Ferva por uns 10 minutos em fogo baixo, misturando ocasionalmente. Deixe esfriar. Misture o creme de leite, o leite, os figos, e o vinho num liquidificador, até ficar homogêneo.

Processe a mistura na máquina de sorvetes, conforme as instruções do fabricante. Quando estiver pronto, coloque num recipiente e leve ao congelador por pelo menos 3 horas antes de servir.

Sirva com mais mel, se preferir.

Não tem máquina de sorvete?

Uma das formas é: coloque num pote e leve ao congelador. A cada 3 horas, bata a mistura num processador para mantê-la cremosa. Você vai ter que repetir este processo por pelo menos umas 3, 4, 5 vezes, até atingir a cremosidade que você quer.