Sorvete de Framboesa com calda de chocolate branco

O que poderia ser melhor do que o dia do sorvete e o início da primavera juntos? Só um sorvete de framboesa com calda de chocolate branco. Passamos a semana tomando banho gelado, praticamente trabalhando de biquini, almoçando e jantando sorvete. Passei na floricultura e comprei buquês de rosas e cravos, para mim, eles jamais brigaram. E a casa ficou mais cor de rosa, com cheiro de vida misturado ao vapor quente que entra pela janela.

Era óbvio que eu não ia deixar de experimentar este sabor. Loucos por café, quem também? , apesar de dias mais complicados de lua vazia permeados de problemas cotidianos, eu voltei a sonhar. Voltei a querer ser um botão que quer abrir, buscando seu lugar ao sol, afinal, é primavera. Voltei a querer me importar mais com o que é possível fazer e a me conformar com o que não dá. Voltei a querer ter mais amigos. Voltei a querer fazer sorvetes cor de rosa. Voltei a querer ler Guimarães Rosas e suas estórias, aquelas primeiras. Voltei a querer ver filmes de amor. E lembrar como às vezes o amor dói, pelas voltas na cabeça que a gente dá. Voltei a pensar na vida. E no que ela quer de verdade da gente.

“Deus nos dá pessoas e coisas, para aprendermos a alegria…

Depois, retoma coisas e pessoas para ver se já somos capazes da alegria sozinhos… Essa… a alegria que ele quer”

{ João Guimarães Rosa }

Sherbet de Framboesa com calda e chocolate branco | receita adaptada do livro Ice Cream

cerca de 500ml

para o sorvete

  • 300g de framboesa
  • 01 copo de leite integral
  • ½ limão
  • 06 colheres de sopa de açúcar cristal
  • 01 colher de sopa de extrato de baunilha

para a calda (opcional)

  • 150g de creme de leite
  • 170g de chocolate branco
  • 01 colher de sopa de manteiga

Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo. Se preferir, coe. Processe a mistura na máquina de sorvetes, conforme as instruções do fabricante. Quando estiver pronto, coloque num recipiente e leve ao congelador por pelo menos 3 horas antes de servir.

Não tem máquina de sorvete?

Uma das formas é: coloque num pote e leve ao congelador. A cada 3 horas, bata a mistura num processador para mantê-la cremosa. Você vai ter que repetir este processo por pelo menos umas 3, 4, 5 vezes, até atingir a cremosidade que você quer.

image

Esquente numa panelinha o creme de leite até quase o ponto de fervura. Apague o fogo e junte o chocolate picado grosseiramente e a manteiga. Misture até derreter tudo. Deixe esfriar.

Sirva o sorvete com a calda fria.

image