Torta de espinafre com queijo feta
tumblr_n4jxueXGeX1sq7alzo5_r1_1280.jpg

Tenho fases de seriados, em que acompanho assistindo capítulos seguidos, de forma a acabar a temporada em poucos dias. É um jeito de me desligar do mundo completamente e conseguir me desconectar dos problemas rotineiros cansativos.

Ultimamente no entanto, meu ópio nas horas vagas tem sido uma fissura por programas culinários da GNTJamie OliverTempero de Família e Nigellasão meus preferidos, nesta ordem. Adoro vários outros, mas estes daí, eu boto para gravar no receptor de sinal, e assisto direto 4, 5 ou 6 programas seguidos. Muitos episódios são antigos, mas igualmente confortantes.

O que mais me fascina, além da própria cozinha, é o carisma dos apresentadores e cozinheiros. A simpatia, e a forma de confidenciar temperos com bobagens (no bom sentido) diante das câmeras entre uma cebola picada e um alho refogado, são para mim, o ingrediente infalível para o sucesso desses programas.

No Jamie’s 30 Minute Meals, aprendi uma receita fácil e bem gostosa. Mesmo com a substituição de alguns ingredientes, a torta de espinafre com queijo feta ficou deliciosa. Não precisa ser popeye para repetir o prato, e o queijo feta dá a sofisticação necessária para essa refeição com cara de preguiça. Quer aprender?

tumblr_n4jxueXGeX1sq7alzo3_1280.jpg
tumblr_n4jxueXGeX1sq7alzo2_1280.jpg
tumblr_n4jxueXGeX1sq7alzo1_1280.jpg
tumblr_n4jxueXGeX1sq7alzo6_r1_1280.jpg
tumblr_n4jxueXGeX1sq7alzo7_r1_1280.jpg
tumblr_n4jxueXGeX1sq7alzo4_r1_1280.jpg

Torta de espinafre com queijo feta | versão adaptada da receita de Jamie Oliver

  • 5 ovos
  • 300g de queijo feta
  • 150g de queijo parmesão ralado
  • 2 pacotes de espinafre
  • 30g de amêndoas picadas
  • 1 pacote de massa folhada
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • pedaço de papel manteiga (para cubrir uma fôrma)
  • temperos: sal, azeite, orégano, pimenta do reino, noz moscada, raspas de limão e alecrim

Junte num recipiente, os ovos, o queijo feta despedaçado, o parmesão ralado, as amêndoas, sal, pimenta e o orégano. Não precisa misturar muito, para não desmanchar demais os ovos.

Numa frigideira, refogue o espinafre em azeite e fogo alto, uns 2 minutos até que esteje murcho. Tempere com noz moscada, sal, pimenta, raspas de limão e coloque a manteiga.

Amasse o papel manteiga e molhe-o, abra sobre uma superfície. Coloque azeite e sal e espalhe sobre o papel. Abra a massa sobre o papel untado e cubra sobre uma fôrma.

Junte o espinafre à mistura de queijos e ovos e jogue sobre a massa. Polvilhe queijo ralado (eu coloquei uns pedaços de queijo mussarela fatiados que tinha na geladeira), feche a torta com a massa, e coloque alecrim sobre a torta.

Pode esquentar no fogo alto por uns 2 minutos antes de levar ao forno pré-aquecido, 200 graus. Asse por uns 20 minutos ou até que a massa esteja dourada!

Ridiculously good!