Torta de Maracujá

Esta semana tive uma surpresa no quintal de casa. Descobri que a trepadeira que sobe o muro e a árvore de casa é um maracujazeiro… E, como eles estão caindo aos montes, os próximos posts aproveitar-se-ão dessa fruta da estação!…

O maracujá é do tipo azedo (infelizmente não é o doce), e dá para aproveitar para fazer algumas receitas doces, muito suco e molhos deliciosos.

Uma receita hiperfácil de fazer é a torta de maracujá. Ela pode servir de base para experimentar com outras frutas, dessas de sementes, como morango, frutas vermelhas, romã, entre outras.

E para aproveitar o calor do verão, nada melhor do que uma sobremesa geladinha com a fruta da estação!…

Torta de maracujá

  • 3 maracujás azedos maduros
  • 150g de biscoito maria (pode usar de maisena também)
  • 50g de manteiga
  • 250g de iogurte
  • 150g de creme de leite
  • 12g de gelatina sem sabor
  • ½ favo de baunilha
  • 6 colheres de sopa de açúcar demerara

Quebre os biscoitos e processe-os até que fique uma farofa. Pode utilizar o liquidificador mesmo. Misture a manteiga derretida e aperte a massa, cobrindo o fundo da forma para a base da torta. Leve ao congelador por 20 minutos.

Bater numa tigela o iogurte, creme de leite, a baunilha e 4 colheres de açúcar. Dissolver a gelatina sem sabor em 3 colheres de sopa de água fervente. Para dissolver, colocar a gelatina aos poucos na água e misturar bem até que fique sem nenhum cristal. Agregar a gelatina dissolvida e continuar batendo.

Retire a forma do congelador e espalhe a poupa de 01 maracujá sobre a massa. Depois coloque por cima o creme batido. Leve ao congelador por mais 20 minutos.

Para a calda, utilize 2 maracujás e 2 colheres de sopa de açúcar. Dica: eu acrescentei 1 copo de suco de manga… Se você ainda não provou, a combinação da manga com o maracujá, está perdendo uma das misturas mais deliciosas e afrodisíacas! Cozinhe em fogo baixo até reduzir um pouco.

Depois de fria, jogue a calda sobre a torta…

Fruit de la passion tarte… Voilà!