Abobrinhas Redondas refogadas com Ovos estalados

Eu sempre soube minha alma é de gente velha. Que eu me lembre, só vivi uma época da minha vida em que tinha gosto pelo agito. Assim como um rojão que estoura, faz barulho para apagar em seguida, meus surtos de "vivendo la vida loca" também tiveram curta duração, feito um sonho em dias de febre, daqueles que você sua frio, não sabe bem se está ou não acordada, e se recorda de pouca coisa no dia seguinte. 

abobrinha

Quando em algum compromisso social, me dá alegria em pensar na hora de retornar para casa, saludar e me despedir, para então chegar em casa e tirar os sapatos dos pés. Agora no sítio, gosto de ir para cama cedo. Ainda que não durma cedo, o dia para mim já acabou. Termino as tarefas e de responder emails e mensagens na cama, e finalizo lendo um livro. Detesto multidões e tenho pavor de lugares barulhentos. Minha lista de manias e chatisses aumentou e tem crescido consideravelmente nos últimos anos.

É uma onda difícil de ser contida e resistir é inútil. Se eu fui sempre assim, e se a tendência é de que eu seja assim para sempre, que assim seja. Aceitar minha própria natureza é algo que me liberta de eventuais culpas por não ser de determinada maneira, ou cumprir com determinadas expectativas. De certa forma, me empodera. Me faz buscar por coisas que enfatizam minha essência. Como aprender a mexer na terra e cuidar dos bichos. Fazer faxina em casa o dia todo, ouvindo playlist dos Beatles. Trabalhar com o computador na cadeira sentada no chão da varanda. Transformar receitas difíceis em práticas. Preparar banquetes no dia-a-dia. Transformar um refogado de abobrinhas com ovos estalados em banquete.

"O que vamos almoçar hoje?", "Pensei no zapallito com ovinho...", "o meu com gema mole". É vidinha de cotidiano, essa que eu vivo. Sem grandes acontecimentos, feita de coisas banais, e da rotina desordenada de alguém que não gosta de pensar muito no futuro. E prefere o ovo com gema mole sempre.


abobrinha
abobrinha
abobrinha
abobrinha
abobrinha
abobrinha
abobrinha
abobrinha
abobrinha
abobrinha
abobrinha
abobrinha

.Abobrinhas Redondas refogadas com Ovos estalados

  • 01 abobrinha redonda grande
  • 01 cebola média
  • 03 ovos
  • azeite
  • 01 colher de sopa de açúcar
  • sal, pimenta do reino, orégano e pimenta calabresa
  • salsinha picada
  • parmesão ralado

Modo de Preparo

Fatie a cebola bem picadinha. Corte a abobrinha em fatias finas. Dica da D. Stella: deixe num coador com um pouco de sal, por uns 20 minutos, Ela vai soltar bastante água e facilitar na hora de cozinhar.

Numa frigideira, em fogo médio-alto, refogue a cebola no azeite. Jogue o açúcar para caramelizar a cebola. Adicione a abobrinha, abaixe o fogo para médio. Tempere com sal, pimentas e orégano. Refogue bem, por uns 10 minutos, até cozinhar bem e secar um pouco a áuga. Coloque os ovos e tampe a panela para cozinhar, até que a gema esteja no ponto em que desejar. Apague o fogo, tempere com sal e pimenta do reino os ovos. Salpique a salsinha picada. Sirva com arroz branco e um parmesão ralado por cima.